Bem vindo!

Bem vindo!Esta página foi criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas, tampouco acadêmicas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 9 de março de 2014

Duas receitas tradicionais de ponche

O ponche é uma bebida tradicional, de elaboração caseira, a partir de vinhos e frutas, servida quente ou gelada, em casamentos, batizados, aniversários, festas em geral. Até os anos 70 do século passado seu uso era frequente, mas aos poucos perdeu espaço para as bebidas de produção industrial, de tal forma que ruma para o esquecimento. Seguem transcritas duas formulações colhidas em São João del-Rei, a partir de um caderno de receitas, sem referência de data, onde estavam manuscritas a caneta esferográfica: 

- ponche quente: “1 garrafa de vinho tinto; 1 xícara de açúcar; 1 colher de mel; 1 limão; 1 pitada de noz moscada; 1 litro de água quente; 3 laranjas em fatias; 1 maçã vermelha. Misture o vinho, açúcar, mel, fatias de limão, noz moscada ralada, numa panela e leve ao fogo, esquentando bem, até quase ferver. Junte água quente. Despeje sobre fatias finíssimas de laranja e pedacinhos de maçã. Sirva bem quente.” 

- ponche gelado: “1 garrafa de champanhe ou vinho branco; 1 garrafa de guaraná; ½ copo de vinho tinto; 1 maçã bem picadinha, bastante gelo e açúcar a vontade” (se quiser uma bebida mais fraca, aumentar a quantidade de guaraná). 

Créditos

- Texto: Ulisses Passarelli.
- Informante: Édila Santos Passarelli, jul./2014. 

Notas

- Revisão: 06/07/2025. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário