Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 28 de maio de 2014

A Festa do Divino está começando!

Amanhã, tradicional Quinta-feira da Ascensão do Senhor(*), principia a Festa do Divino no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei. O evento inicial é a visita de um grupo de quatro caixeiros batendo seus tambores à casa do imperador. Após as saudações de praxe, são recepcionados com um lanche e na sequência conduzem o coroado até o santuário para a celebração das 19 horas. Ao fim desta, a imagem do Espírito Santo é descida de seu nicho e entronizada junto a do padroeiro, onde ficará até o fim dos festejos, na noite do Domingo de Pentecostes.

Out-door com divulgação das comemorações em São João del-Rei. 28/05/2014.

A Festa do Divino em Matosinhos tem características jubilares e é indubitavelmente o evento mais importante na região para a cultura popular, o que certamente representa uma grande responsabilidade para os festeiros, notadamente o presidente da Comissão do Divino e o imperador coroado, bem como ao clero, pela necessária concatenação de ações e metas. O equilíbrio, e não a sobreposição ou prevalência, dos aspectos religiosos e culturais foi que deu ao jubileu este status. Mexer nesta proporção pode ser temeroso para os caminhos da festa.

Chegada da procissão de Pentecostes no Santuário de Matosinhos, 19/05/2013.

De longa raiz setecentista, o evento atravessou mais de duzentos anos e não obstante o enfraquecimento durante as décadas intermediárias do século XX, ao fim daquela centúria foi reordenado e chegou-nos ainda com grande vigor, celebrando harmonicamente a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade com preces, missas, procissões e bênçãos do Santíssimo, aliadas a tambores congadeiros, violas de folias e mastros balançando ao vento. Poder-se-ia reproduzir a frase de um antigo jornal são-joanense que a mais de oitenta anos afirmou ser uma das nossas mais queridas festas.

"A Festa de Matosinhos é uma das nossas tradições mais caras. Neste ano ela será realizada com a pompa dos dias de antanho": mensagem do cabeçalho da primeira página do jornal Folha Nova, de São João del-Rei, edição nº10, de 08/05/1932. Acervo digital: Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida

Esperamos que a festa transcorra com o maior êxito, atingindo seus objetivos de evangelização e valorização da cultura popular tradicional. Desejamos de modo especial um feliz império ao novo imperador. 

Para saber mais informações acesse: PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO DIVINO 2014

* Infelizmente a Igreja transferiu as comemorações da ascensão para o domingo imediato. 
** Texto: Ulisses Passarelli
*** Fotos: out-door e recorte jornalístico, Ulisses Passarelli; procissão, Iago C.S. Passarelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário