Está em plena realização mais uma festa jubilar em honra ao Divino Espírito Santo Paráclito, no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei/MG. A comemoração atinge seu apogeu no Domingo de Pentecostes, comemorado no bairro desde 1774. Em 1783 ganhou o título de jubileu perpétuo, graças a um breve pontifício do Papa Pio VI. Foi suprimida em 1924 e logo a seguir retomada em novos padrões, seguindo sem o brilho de outrora até 1998, ano que foi remodelada novamente, ganhando forte incremento de elementos históricos, artísticos e culturais, o dito "resgate".
Desde então, tem sido uma das festas mais significativas do município, verdadeira referência de valores culturais, congregando grande número de grupos folclóricos que dançam, cantam e tocam seus instrumentos externando como expressão devocional e de resistência, sua forma de conexão com o sagrado, através da religiosidade popular, que, na festa, se irmana e dá as mãos aos processos de evangelização.
A novena está acontecendo todos os dias após a missa das 19 horas. Os mastros já foram levantados e a cavalgada ocorreu de forma exitosa no domingo próximo passado.
Ora a comunidade se prepara para a grande Procissão do Imperador Perpétuo, no próximo sábado, dia 19, com saída às 17 horas da Igreja de São Francisco de Assis. Através do centro histórico ruma para Matosinhos, trazendo em uma liteira a imagem de Santo Antônio, sob acompanhamento musical das companhias de folia do Divino. A missa após a chegada tem a participação delas e na sequência acontecem apresentações individuais desses grupos no coreto armado no adro.
Já no domingo, 20 de maio, a programação se estende da aurora até a noite, destacando-se a participação de vários grupos de congados do município, que recebem as guardas visitantes da região e de mais além, o dia todo empenhadas nos ritos pentecostais e nas tradições congadeiras. A missa solene das 16 horas se conclui com a coroação do novo Imperador e a procissão solene congrega uma multidão!
Participe da Festa do Divino. Venha prestigiar nossas tradições!
Fotodigitalização da capa do folheto da novena. Papel couché, 15 x 21 cm. |
Notas e Créditos
* Texto: Ulisses Passarelli
** Revisão: 11/03/2024
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir