Outros trabalhos

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Folia de Ritápolis

Em data incerta dos setecentos surgiu a povoação de Santa Rita do Rio Abaixo. BARREIROS (1976) estimou que tenha surgido na terceira década do século XVIII. Emancipou-se de São João del-Rei em 1962, por força da lei nº 2.764, de 30 de dezembro sob o novo nome de Ritápolis. 

A cidade de Ritápolis, no trecho médio do vale do Rio das Mortes, Campo das Vertentes de Minas Gerais, conserva ainda seu grupo de folia de Reis e de São Sebastião (*), com excelente qualidade da composição dos verso. A folia traz a experiência dos irmãos Marinho na liderança. O vídeo a seguir lincado retrata um pequeno trecho de sua apresentação durante o 17º Encontro de Folias de Mercês de Água Limpa (antiga Capelinha), distrito de São Tiago/MG, no dia 31 de janeiro de 2016.  





Notas e Créditos

* Além da folia da sede do município, Ritápolis também possui grupos tradicionais na zona rural, como o da Restinga de Cima e o da Restinga de Baixo. Noutros tempos, também as teve no Ramos, Glória, Penedo e Prainha. Congados tem na sede municipal e na Restinga. Queimas de judas na cidade e distritos. Em Ritápolis é muito tradicional o Enterro do Zé Pereira, no último dia de carnaval. 
**Texto, vídeo, edição e acervo: Ulisses Passarelli
*** Referência bibliográfica: BARREIROS, Eduardo Canabrava. As Vilas del-Rei e a Cidadania de Tiradentes. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1976. 128p. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário