Outros trabalhos

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Folia do Divino das Águas Férreas

Esta postagem exibe vídeo da saída da Procissão do Imperador Perpétuo (Santo Antônio) da Festa do Divino, em São João del-Rei, observando-se momento da participação da Folia do Divino das Águas Férreas (Bairro Tijuco), sob o comando do Mestre Geraldo Elói de Lacerda.

Águas Férreas é o nome de uma comunidade inserida no Bairro Tijuco, entrecortada por um córrego homônimo, que nasce no complexo serrano do Lenheiro, mais exatamente na encosta da Serra das Almas; desce pela região do Mato Assombrado e adentra a zona urbana. Até aí é um regato límpido, conquanto um pouco ferruginoso, razão de seu nome, mas logo recebe toda sorte de imundícies urbanas e se conflui na margem esquerda do Córrego do Lenheiro já completamente poluído. Ao atravessar a região da Gameleira recebe as águas que vem da encosta do Buraco do Urubu, conhecidas por Córrego da Gameleira e mais abaixo um fio d'água que vem do Fervedouro. 

Nas Águas Férreas, o mestre em questão, há muitos anos, desde a década de 1980, comanda este grupo de folia que ele próprio fundou, superando todas as vicissitudes para mantê-la ativa e conta com a ajuda notável da esposa e dos companheiros de folia para conservar a tradição [1]. Em jornada anual de visita às casas, participação em festas religiosas e encontros culturais, o grupo se desdobra a cada período em folia de Reis, folia de São Sebastião e folia do Divino, esta, motivo central desta postagem. 





Créditos

- Vídeo e fotografia: Iago C.S. Passarelli, 23/05/2015.
- Texto, edição de vídeo e acervo: Ulisses Passarelli.

Notas 

Revisão: 07/12/2025. 

[1] A folia do sr. Geraldo Elói saiu às ruas até janeiro de 2024; mas, infelizmente, tendo ele falecido cerca de dois meses depois, desde então, a folia não saiu mais às ruas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário