Outros trabalhos

sábado, 1 de setembro de 2012

Estandarte do Divino

A Festa do Divino de Matosinhos, que tem o foro de jubileu perpétuo, é fortemente marcada pelo uso da cor vermelha, visível nos paramentos, alfaias, adornos, bandeiras, flâmulas e nos estandartes. Os estandartes funcionam como abre-alas, grande símbolo visto de longe sinalizando a passagem de um cortejo ou procissão. 

Via de regra por seu grande tamanho são trazido à cavalo, na dianteira, como acontece nas duas procissões da festa: a Procissão do Imperador Perpétuo e a Procissão Solene do Divino. Porém, nos dois cortejos vem o seu carregador à pé: recolhimento do reinado (cortejo  real) e recolhimento do imperador (cortejo imperial). 

A estrutura de suporte é feita em canos metálicos soldados ao meio no ponto de cruzamento, sendo pintados com tinta dourada e tem nos extremos ponteiras de madeira torneada dando acabamento. Da ponta superior para as laterais passa um cordão dourado de pontas douradas terminadas em pingente. O tecido é de veludo vermelho com apliques dourados como arabescos e flores e ao centro um medalhão em alto relevo evidenciando a pombinha branca sobre um triângulo amarelo rodeado de nuvens. O acabamento das bordas é em franjas amarelas. 

As fotografias abaixo evidenciam melhor os estandarte. Resta dizer que desde a festa de 1998 são ininterruptamente usados. 
,

Medalhão de estandarte usado como abre-alas nos cortejos do Jubileu do Divino. 
 Bairro Matosinhos, São João del-Rei / MG.


Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Foto: Iago C.S.Passarelli, 26/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário