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terça-feira, 25 de setembro de 2012

Carro de bois, Serra de Camapuã

A palavra "camapuã" é de origem indígena. SAMPAIO (1987) ensinou: "CAMAPUÃ corr. Cama-poã, o peito arredondado; o peito saliente; a colina arredondada; cômoro; a meia laranja." Designa uma serrania, montanha, que avistada de longe guarda silhueta arredondada. Fica entremeada aos municípios de Entre Rios de Minas e Casa Grande. 

A imponência de seu aspecto se impõe desde longe, vista da BR-383. Deve ter servido no passado remoto de guia geográfico para os bandeirantes, que rumando a nordeste à busca das riquezas minerais, passavam pelo Caminho Geral do Sertão e tinham nas suas imediações um dos pontos. O roteiro, segundo BUZATTI (1988) previa que após a travessia do Rio das Mortes (no Porto Real da Passagem), se ia ao Carandaí ("Canandai"), Catauá ("Cataguazes") e então a Camapuã ("Camapoam"). Daí seguia por outras paragens até Congonhas. Este era o caminho antigo, original. Mais tarde, por esforço do Coronel Antônio de Oliveira Leitão, foi aberta uma variante mais ou menos paralela que ficou conhecida por Caminho Novo. Por conseguinte, o anterior tornou-se o Caminho Velho. Pois o novo, também passava pelo Camapuã: saindo de São João del-Rei pelo Porto Real da Passagem, atravessado o Rio das Mortes, ia-se ao Carandaí, deste a Lagoa Dourada ("Alagoa Dourada") e desta a Camapuã. Também seguia a Congonhas e daí a Vila Rica. 

Nessa região corre o Rio Camapuã, tributário do Paraopeba, da Bacia do Rio São Francisco. 

Não muito longe fica a histórica Capela dos Olhos d'Água, dedicada a Nossa Senhora da Lapa. 


Carro de bois na Serra de Camapuã (Entre Rios de Minas/MG), 05/06/2009. 


Referências Bibliográficas

BUZATTI, Dauro José. Viagem as Minas dos Cataguazes. Contagem: Fundação Mariana Resende Costa, 1988. 123p. 
SAMPAIO, Teodoro. O Tupi na Geografia Nacional. Introdução e notas de Frederico G. Edelweiss. 5.ed. São Paulo: Nacional; Brasília: INL, 1987. 

Notas e Créditos

* Texto e fotografia: Ulisses Passarelli.

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