Outros trabalhos

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Festa de São Sebastião em Santa Cruz de Minas

Transcorreu mais uma vez em Santa Cruz de Minas a tradicionalíssima festa do padroeiro, o glorioso Mártir São Sebastião. Indubitavelmente é o evento mais concorrido do município e conta com a participação maciça de fiéis do lugar e visitantes.

Concluída a novena com suas celebrações, o dia maior tão esperado, vinte de janeiro, movimentou especialmente a praça central desde muito cedo e as missas e demais cerimônias se sucederam ao longo do dia até a procissão do início da noite, acompanhada de praxe pela banda de música local, a  Corporação Musical São Sebastião, patrimônio de Santa Cruz de Minas.

No largo as barracas de jogo de víspora e de salgados atraíram muita gente, sobretudo após a parte religiosa concluída. É um espaço de socialização, confraternização, reencontro com amigos. No palco montado os shows animaram a grande praça e reuniram a população para o entretenimento. 

A décadas os devotos acorrem em nome de São Sebastião, desde a época de sua igreja primitiva; depois junto à que lhe sucedeu e agora à nova, remodelada. Isto é um movimento espontâneo e não agrega só os fiéis locais, mas também os traz das vizinhanças. Neste sentido, a festa tem potencial para ampliar este aspecto e se tornar um foco de romaria.

Registre-se, por exemplo, que os grupos de folias de São Sebastião vão por si mesmos visitar essa igreja a cada vinte de janeiro. Se revezam ao longo do dia, geralmente entrando para cantar após cada missa e em alguns anos acompanham a procissão onde tem oportunidade de cantar. Vem sobretudo de São João del-Rei e de César de Pina (Tiradentes). Este movimento natural se fortalece com a recepção positiva da Igreja e dos devotos. Ainda este ano foi observado a atenção dada especialmente pela Secretaria de Cultura do município, denotando zelo e respeito à tradição. 

É mister ressaltar a atuação acolhedora e pró-ativa do pároco, da Irmandade do Santíssimo Sacramento e dos vários setores da Igreja; tanto mais, que o município tem dado uma atenção especial à sua identidade cultural, num trabalho muito intensivo e bem planejado da referida Secretaria, em conjunto e sintonia com os meios sociais e um Conselho de Políticas Culturais e Patrimônio amadurecido, cônscio de seu dever com o município; uns e outros atuantes, dignos de elogio, despontando Santa Cruz no cenário cultural das Vertentes. 

01- Frontispício da Igreja de São Sebastião.
Santa Cruz de Minas. 

02- Folia "Embaixada Santa" em louvação no interior da
Igreja de São Sebastião. 

03- Folieiros cantam o martírio de São Sebastião. 

04- Folia "Embaixada Santa" retratada no cruzeiro, ícone da cidade,
após o canto laudatório. 

05- Aspecto da frente da procissão:
multidão de devotos. 

06- Imagem de São Sebastião em seu andor, seguida por membros da
Irmandade do Santíssimo Sacramento, fieis em geral e pela bem conceituada
Corporação Musical São Sebastião, de Santa Cruz de Minas. 

07- Vista geral da retaguarda da procissão. 

Por fim, segue lincado um vídeo que retrata um momento da folia de César de Pina (Tiradentes/MG), durante a festa em Santa Cruz de Minas no ano anterior, quando do encontro com a Folia "Embaixada Santa", de São João del-Rei. Canta o Embaixador Pedro Paulo Ramos: 



Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografias: Iago C.S. Passarelli (01, 05, 06, 07) e Betânia Resende (02, 03, 04); 20/01/2018
*** Vídeo: Iago C.S. Passarelli, 20/01/2017
**** Obs.: agradecimentos especiais registramos ao Padre Pedro Wiermann e a Secretária de Cultura Betânia Resende, pela atenção e respeito com que receberam a Folia "Embaixada Santa". A Secretária, este Blog agradece pela cessão de fotografias da participação da referida folia na festa e permissão de sua inclusão nesta página eletrônica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário