Transcorreu com grande animação mais uma vez o festejo do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Ritápolis/MG, Brasil, concluído com o dia maior no último domingo, dia 1º de outubro.
Na Igreja do Rosário concentraram-se os congadeiros _ além dos dois ternos locais, um do distrito da Restinga, um de São João del-Rei (Bairro Matosinhos) e o Moçambique Santa Efigênia, que mescla componentes de São João del-Rei e Santa Cruz de Minas. Dois mastros estavam fincados no adro, um de cada lado, dedicados à Virgem do Rosário e a São Benedito.
As celebrações foram primorosamente presididas pelo pároco, Padre Nélio José dos Santos, que trata aos participantes com notável respeito e carinho, sendo seu apoio fundamental ao êxito dos festejos. Além disto, a festa se constrói com o apoio da Prefeitura Municipal, da incansável comunidade e sobretudo dos congadeiros.
Como de costume, houve grande fartura alimentar, ofertada aos irmãos do rosário dançantes nos ternos de congado _ café da manhã, almoço e lanche da tarde.
O reinado foi recolhido a partir da Igreja de São Pedro e São Paulo, até a do Rosário, chamando em especial a atenção o esmero das vestimentas e a dignidade da corte. Destaque para a Rainha Conga Dona Sebastiana, uma verdadeira pérola, com seus sessenta anos de reinado segundo informações orais de congadeiros ritapolitanos.
A procissão foi por demais concorrida e por longo trajeto transitou por ruas adornadas, ao troar de tambores, sob cânticos devotos e espoucar de fogos de artifício.
Ritápolis se destaca nas tradições culturais com seus congados e folias, a banda de música, a tradição das queimas de judas na zona rural e um animado carnaval, que se encerra com chave de ouro com o Enterro do Zé Pereira. Situada no Campo das Vertentes, banhada pelo Rio das Mortes, é localidade surgida nas primeiras décadas do século XVIII, à margem da Picada de Goiás. Sob as bênçãos de sua padroeira, Santa Rita de Cássia, a cidade recebe anualmente uma multidão de devotos em seu jubileu de maio; preserva ainda parte significativa do casario antigo e com suas belas tradições e povo acolhedor, merece ser visitada.
Fazemos votos que as festas congadeiras perserverem por anos ilimitados, mantendo firme a tradição dos antepassados.
Igreja do Rosário de Ritápolis, vendo-se os dois mastros nas laterais do adro. |
Congadeiros da Restinga cantam agradecendo almoço. |
Capitãs Adelita e Juliana, do Congado Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário, de Ritápolis, ladeando a Rainha Conga Dona Sebastiana. |
Moçambique Santa Efigênia, sob o comando dos Capitães Tadeu e Danilo. |
Congado São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, de Ritápolis, durante a procissão, adiante do Reinado. |
Andores de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito após a procissão. |
Prefeitura Municipal (imóvel à esquerda da foto), casario e Santuário de Santa Rita de Cássia. |
Igreja de São Pedro e São Paulo. |
Notas e Créditos
* Texto e fotografias: Ulisses Passarelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário