Quarto domingo da quaresma em São João del-Rei. A noite ecoam sinos nas torres históricas. De duas monumentais igrejas saem procissões que rumam ao Largo das Mercês (antigo Largo da Câmara) para se encontrarem: do São Francisco vem o andor do Senhor Bom Jesus dos Passos; do Carmo sai o andor de Nossa Senhora das Dores.
A Banda Municipal Santa Cecília (fundada em 1968) acompanha uma das procissões; a Teodoro de Faria (fundada em 1902) acompanha a outra. De ponta a ponta do itinerário ouve-se a execução de tocantes marchas fúnebres.
As duas procissões serpenteiam pelas antigas vias, acompanhadas por membros de diversos sodalícios religiosos, paramentados com suas opas e hábitos, portando varas de prata e lanternas luminosas.
O Largo das Mercês lota de fiéis. Também surgem vendedores ambulantes para aproveitar a movimentação; seus produtos são os cartuchos de amêndoas, maçãs do amor, pipocas, algodões doces.
A chegada de ambos cortejos religiosos é sempre muito concorrida e pomposa, bastante solene. Na tribuna sagrada o orador se esforça em enaltecer os valores religiosos daquele momento, sua base bíblica, o comportamento dos fiéis na quaresma. Concluído o sermão os dois cortejos se unem em um só e as imagens encontradas seguem juntas para a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Bom Jesus à frente; Mãe Santíssima logo atrás. Nos dois passinhos (capelas-passo) do caminho a procissão para por instantes e a orquestra e coro assumem a parte musical. O aroma do incenso rescende no ar. No Pilar a procissão adentra e a cerimônia é coroada pelo Sermão do Calvário, com o pregador situado no púlpito.
As festas de Passos caminham para a semana derradeira, "Semana das Dores", na qual a cada dia haverá a solene celebração do Setenário das Dores.
Andor do Senhor dos Passos. |
Andor da Senhora das Dores. |
Irmãos carmelitas com todo zelo e respeito conduzindo a imagem da Mãe Santíssima sob a atenta escolta das lanternas dos irmãos mercedários. |
O pálio chega ao passinho do Largo da Cruz com membros da Irmandade do Senhor dos Passos. |
Passagem da Banda Teodoro de Faria diante da Igreja do Carmo. |
Dobre do sino do Carmo. |
Notas e Créditos
* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografia: Iago C.S. Passarelli, 26/03/2017
*** Para mais informações sobre as comemorações dos Passos leia também neste blog:
PROCISSÃO DO DEPÓSITO
RASOURA DAS DORES
RASOURA DOS PASSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário