Outros trabalhos

domingo, 1 de janeiro de 2017

A volta da Folia "Embaixada Santa"

Tivemos no final de 2016 a grata notícia de duas folias de Reis regionais voltando à atividade: a de César de Pina (município de Tiradentes) _ pelos esforços do Folião Pedro Paulo _  e a "Embaixada Santa", de São João del-Rei. Neste post trataremos desta última.

A folia em questão foi fundada em 1981. Sua história já a registramos em um pequeno texto escrito quando completou suas três décadas de existência (vide link ao final desta postagem), posteriormente incorporado a este blog. Recomendamos sua leitura para se inteirar de maiores detalhes. Por oras é mister relembrar alguns nomes das suas lideranças ao longo dos anos, à guisa de retrospectiva sumária: 

- Antônio Carvalho da Silva: fundador da folia e seu primeiro mestre. Comandou-a como folião e embaixador desde 1981 até seu falecimento. Era carinhosamente conhecido por "Totonho Benzedor";

- Sebastião Teodoro da Silva, que entre os folieiros era conhecido por "Tião Domingos". Saía com a folia a partir da Vila João Lombardi, no Bairro das Fábricas. Assumiu a folia após o falecimento do fundador, a partir de 1998 e esteve à sua frente até 2006, no qual, após a jornada de São Sebastião passou seu comando, motivado por razões de saúde; 

- Ulisses Passarelli, que ingressou na companhia no ano 2000 como seu marungo (bastião, palhaço), assumiu como folião responsável a partir da jornada do Divino Espírito Santo de 2006 e foi conservado na direção até a jornada de Santos Reis de 2009, quando, por motivo de trabalho, passou o cargo de folião;

- Luís Carlos Rosa, muito conhecido na cidade por "Luisinho Sanfoneiro", exímio tocador de acordeon, participante na companhia desde a época de seu fundador e responsável pela cantoria desde o falecimento de Totonho Benzedor, a assumiu na sequência e a manteve desde então, como folião e embaixador. 

Ocorre, que vicissitudes do caminho, alheias à vontade dos integrantes, acabaram por paralisar as atividades da folia no princípio de 2014 e ela ficou cerca de três anos sem sair às ruas para cumprir sua jornada de visita às casas, participar de encontros, festas e apresentações culturais. A lacuna aberta foi imensurável... tanto mais num ambiente que o número de grupos de folias (companhias) está sensivelmente mais reduzido se comparado com a época de fundação desta ou mesmo décadas anteriores. Foi a saudade dos próprios folieiros em cumprir a missão, movidos pela fé, bem como o pedido de moradores que não mais recebiam a visita da bandeira que trouxe o estímulo para a tentativa de reativação. 

Embora pensada desde que a folia parou, em si não logrou êxito. A hora certa só chegaria a 22 de dezembro de 2016, a partir de uma reunião de antigos componentes e novos colaboradores, concretizada na casa deste autor e que se concluiu com pleno sucesso o ideal de reativar a folia, no mesmo padrão anterior, tanto que se seguiu um ensaio e já foi agendado o início da jornada reiseira. 

Assim foi reativada a folia "Embaixada Santa", novamente sob a direção de Ulisses Passarelli por comum acordo dos integrantes, cultivando suas toadas tradicionais e sob a guia das mesmas bandeiras: a de Santos Reis, a de São Sebastião e a do Divino Espírito Santo. Com as esperanças renovadas, a força e a experiência dos antigos folieiros e o estímulo dos novos, segue firme a Embaixada Santa visitando os lares e ora rememorando a todos em seus versos e melodias a saga nobilíssima dos Santos Reis do Oriente. 


1- Visita a uma residência em janeiro de 1993.
Ao centro da foto, com camisa escura, "Totonho Benzedor".  
2- Grupo posando para fotografia após apresentação na Rádio São João
em janeiro de 1995. A esquerda, com o cavaquinho, o Mestre Fundador. 

3- Detalhe da foto anterior:
Antônio Carvalho da Silva.
4- Visita a uma residência em janeiro de 1996.
A direita da foto, com camisa branca, "Totonho Benzedor". 


5- Sebastião Teodoro da Silva: folião sucessor do fundador e
responsável pela folia entre 1998 e 2006, recebendo a estrela de condecoração

concedida pela Casa Santos Reis. A direita o folclorista Affonso Furtado, 
por cuja sensibilidade transcorreu a condecoração e foi cedida esta fotografia.
Data da fotografia:18/05/2002. 

6- Ulisses Passarelli: folião responsável pela "Embaixada Santa" entre 2006 e 2009.
Data da fotografia: 27/05/2012.  
7- Luís Carlos Rosa: folião e embaixador, com o acordeon, responsável pela
folia "Embaixada Santa" entre 2009 e 2016. Data da fotografia: 20/01/2013. 
8- Apresentação no Dia de Reis diante da Igreja de
Nossa Senhora do Rosário em São João del-Rei.  06/01/2011. 
9- Visitando uma residência com a bandeira do Divino em maio de 2004. 

10- Folia de Reis "Embaixada Santa" em visita a uma residência
quando de sua reativação, 26/12/2016. Fotografia: gentileza de Daniel William 

Dias Nascimento. 

Notas e Créditos

* Texto e fotografias 1, 2, 3 e 9: Ulisses Passarelli
** Fotografias: 4- Lenice Fátima Carvalho Santos; 6 e 7- Iago C.S. Passarelli; 8- Maria Aparecida de Salles.
*** Leia também: TRINTA ANOS DE UMA FOLIA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário