Nove de julho de 2016; fim de tarde, começo de noite... no Condomínio Monte Verde a movimentação de devotos convergiu pelo interesse comum de conclusão da Capela de Santa Bárbara, condomínio na zona rural de São João del-Rei, distrito da sede. Naquela comunidade, após a missa festiva celebrada com bastante zelo pelo Padre Ademir Longatti, os fiéis acorreram atrás do cruciferário e das lanternas na condução do andor do Rosário.
Na retaguarda, congadeiros faziam a parte musical, intercalando com paradas para a reza das dezenas de um terço. Pelas ruas poeirentas, desprovidas ainda de pavimentação e iluminação, sob o tênue brilho da lua nova, já quase crescente, seguiu o Moçambique Santa Efigênia batendo jombas e carijós sob o comando do Capitão Tadeu.
A chegada, como de costume foi marcada por fogos de artifício em abundância e variedade, até mesmo um "coqueirinho".
Todos entraram e entre vivas, bênçãos, palmas e cantorias deram por encerradas as preces. Ao fundos da capela, uma tenda improvisada servia de barracão de festas. Entre comes e bebes todos se confraternizavam. Aos dançantes foi ofertado farto e delicioso prato de feijoada.
Surge assim mais um festejo, mais um lugar de encontro devoto-cultural. São João del-Rei não para.
Notas e Créditos
* Fotografias, acervo e texto: Ulisses Passarelli
Estive com o Padre Ademir e ele me disse que faria a celebração da missa na Capela. Seu registro é importante e ajudar a divulgar o culto recente à Nossa Senhora do Rosário, tão forte e emocionante.
ResponderExcluirParabéns!!!!