Outros trabalhos

sábado, 9 de novembro de 2013

A Banda do Senhor Américo




Banda de Música Santa Terezinha do distrito de São Gonçalo do Amarante (à época da foto, possivelmente 1941, chamava-se Caburu), São João del-Rei/MG.

Foto de autor não identificado, gentilmente cedida para reprodução por Ednei Sebastião de Oliveira, de acervo familiar. 

O responsável era o sr. Américo Honório de Oliveira, que aparece no recorte da esquerda, empunhando um bombardino. O regente era o sr. Secundo de Paula (foto em recorte à direita, segurando uma clarineta). 
A lista de componentes visíveis na foto, na ordem da esquerda para a direita é a seguinte, tal como transcrito de um papel manuscrito que os conserva, com as características alcunhas que tanto sabor dão às tradições interioranas: 

- Américo
- Antônio Fagundes
- Camilo
- Zé Rosa
- Geraldo Coração
- Gonçalo
- Modesto
- Mariinha
- Camundá
- Celina
- Dadada
- Aristides
- Joaquim Mendes
- Mauricinho
- Chiquito
- Dejanir
- Euclides
- Sílvio
- Secundo
- Eunice
- Maurício
- Nonô da Carmelita
- Zé Tobias
- Otacílio
- Zé Américo
- Neusa
- Aparecida

Desta lista ressalvo o nome de Antônio Fagundes, que foi um memorável capitão de congo do lugar; o de "Camundá", (menino que aparece só o rosto ao fundo e centro da fotografia, junto ao muro), aludindo a uma etnia africana que foi escravizada no Brasil, e as mulheres, que eram cantoras do coro de orquestra. 

Esta banda teve fim com o falecimento do sr. Américo, em 1967, e subsequente venda dos instrumentos para uma banda de Conceição da Barra de Minas no ano seguinte, pelo filho do proprietário, o sr. Euclides Honório, pai de meu informante e cedente da foto. 

* Texto: Ulisses Passarelli

Um comentário:

  1. Olá Ulisses gostei da matéria. Eu faço pesquisa com música na região das vertentes, será que tem como entrarmos em contato?

    ResponderExcluir