Itutinga é um município da Mesorregião do Campo das Vertentes, Microrregião de Lavras, às margens do Rio Grande, em área encachoeirada que teve aproveitamento hidroelétrico. O nome do lugar é uma referência à condição hídrica: "ytú-tinga" - "o salto branco; a queda d'água alva" - palavra de origem tupi, segundo SAMPAIO (1987).
Contudo o nome Itutinga só veio em 1924. Até então chamava-se Santo Antônio da Ponte Nova, nome que aludia ao padroeiro, cuja capela primitiva foi erigida em 1794. A emancipação foi tardia, na década de 1950.
Pois bem; na terra da cachoeira branca, além da tradição da folia de Reis, também existem os congados, a exemplo das duas guardas de congo de Itutinga, abaixo retratadas, quando de sua participação na Festa do Rosário de Carrancas, em outubro de 2004. Os dois grupos locais guardam semelhança de estilo coreográfico-musical com os congados das cidades vizinhas de Carrancas e Nazareno, com o comando musical do tamborim, uma caixa na marcação rítmica, sanfona traçando a melodia e os demais dançantes tocando canzás (reco-reco de bambu).
Referência
SAMPAIO, Teodoro. O Tupi na Geografia Nacional. 5.ed. Introdução e notas Frederico G. Edelweiss. São Paulo: Nacional; Brasília: INL, 1987. 359p.
Créditos
- Texto, acervo e fotografias: Ulisses Passarelli.
Notas
- Revisão: 23/06/2025.


Muito bom!!!
ResponderExcluirObrigado. O blog se alegra com sua visita. Ulisses.
Excluir